A liberdade, o Outro e o porvir da consciência
De Tocqueville a Lévinas, com Teilhard de Chardin: uma aproximação filosófica sobre o futuro da humanidade - Carmem Farage

Introdução — A humanidade diante de uma cortina
Talvez uma das características mais inquietantes da sociedade contemporânea não seja apenas a crise de suas instituições, a polarização política ou o enfraquecimento de valores tradicionalmente compartilhados, mas uma dificuldade mais profunda: a de imaginar para onde estamos caminhando como humanidade. Vivemos um período de extraordinária capacidade tecnológica, científica e comunicacional, mas essa expansão de possibilidades parece não encontrar correspondência necessária numa ampliação da responsabilidade ética. Sabemos transformar a matéria, reorganizar sistemas produtivos, ultrapassar distâncias e produzir conhecimentos em velocidade crescente. Entretanto, continuamos enfrentando dificuldades elementares para reconhecer a humanidade daqueles que pensam, vivem ou desejam de maneira diferente da nossa.
Esse descompasso sugere que o problema contemporâneo ultrapassa a organização política das sociedades. Há uma questão fundamental sobre a própria consciência humana: de que maneira o desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais, técnicas e sociais pode contribuir para uma transformação efetiva da qualidade das relações que estabelecemos? E, sobretudo, que horizonte de sentido pode orientar essa transformação sem converter-se numa nova forma de dominação?
Uma aproximação entre Alexis de Tocqueville, Emmanuel Lévinas e Pierre Teilhard de Chardin permite desenvolver essa reflexão a partir de três perspectivas filosóficas distintas. Tocqueville investiga as condições sociais e políticas necessárias à preservação da liberdade nas sociedades democráticas. Lévinas desloca o problema para a responsabilidade originária diante da alteridade, colocando em questão a soberania de um Eu que pretende constituir-se como medida de todas as coisas. Teilhard, por sua vez, amplia o horizonte da investigação ao inscrever a emergência da consciência humana num processo evolutivo cuja possibilidade de convergência aponta para formas ainda não realizadas de personalização e união.
Não se trata de afirmar que esses pensadores compartilhem uma mesma doutrina, nem de estabelecer entre eles uma continuidade histórica inexistente. Suas diferenças são profundas, especialmente no que diz respeito à transcendência, à história e à finalidade da existência humana. A aproximação proposta constitui, antes, uma hipótese filosófica: a liberdade política, a responsabilidade ética e a evolução da consciência podem ser pensadas como dimensões distintas, mas interdependentes, de um processo de humanização ainda inacabado.
Talvez Tocqueville nos ajude a compreender as condições da convivência, Lévinas nos convoque a reconhecer sua exigência ética e Teilhard nos permita, finalmente, afastar a cortina que encobre o porvir, não para revelar um futuro predeterminado em seus acontecimentos, mas para devolver à humanidade a possibilidade de pensar seu próprio desenvolvimento.
I. Tocqueville — A liberdade e o paradoxo da sociedade democrática
Ao publicar os dois volumes de Da Democracia na América, em 1835 e 1840, Alexis de Tocqueville procurava compreender uma transformação que considerava decisiva para a história das sociedades ocidentais: o avanço da igualdade de condições e a passagem progressiva de uma organização social aristocrática para uma organização democrática. Para ele, a democracia não poderia ser compreendida apenas como uma forma de governo. Ela representava um novo estado social, capaz de modificar profundamente os costumes, os sentimentos, as instituições e a percepção que os indivíduos possuíam de si mesmos e de seus semelhantes.
Na sociedade aristocrática, as posições sociais tendiam a organizar-se segundo hierarquias hereditárias, frequentemente compreendidas como pertencentes à ordem natural das coisas. A transformação democrática colocava em questão essa naturalização das desigualdades, tornando progressivamente mais difícil justificar privilégios exclusivamente pela origem social. Entretanto, Tocqueville percebeu que a igualdade de condições, embora modificasse profundamente as relações humanas, não conduziria necessariamente à liberdade.
É nesse ponto que sua análise adquire uma dimensão particularmente relevante para o presente. O indivíduo democrático, libertando-se de vínculos tradicionais de dependência, conquistava maior autonomia, mas também corria o risco de se isolar na esfera de seus interesses privados. O enfraquecimento das antigas estruturas de pertencimento poderia favorecer o surgimento de indivíduos formalmente independentes, mas progressivamente afastados da vida pública. A igualdade, quando desacompanhada de práticas efetivas de participação, poderia coexistir com uma nova concentração do poder político.
Tocqueville identificou nessa possibilidade uma forma peculiar de despotismo. Diferentemente da dominação aristocrática tradicional, o poder tutelar das sociedades democráticas não precisaria manifestar-se exclusivamente pela violência aberta. Poderia apresentar-se como uma autoridade protetora, encarregada de administrar a vida coletiva, enquanto os cidadãos, progressivamente desinteressados das decisões públicas, se recolheriam à segurança de suas existências particulares.
A democracia poderia, assim, conservar suas instituições formais e, simultaneamente, experimentar um esvaziamento da liberdade vivida.
A resposta de Tocqueville a esse perigo encontra-se, em grande medida, na força das associações civis, das instituições locais e dos hábitos de participação. A liberdade democrática exige que os indivíduos aprendam a agir conjuntamente, a deliberar sobre interesses comuns e a reconhecer que a vida coletiva não pode ser inteiramente delegada ao Estado. A participação não é apenas um direito político, mas uma experiência formadora. É nela que o indivíduo ultrapassa o confinamento de seus interesses imediatos e descobre sua capacidade de construir, com os demais, uma realidade compartilhada.
Essa perspectiva permite compreender por que a fragmentação contemporânea dos espaços de convivência constitui uma questão que ultrapassa as disputas partidárias. A multiplicação das conexões digitais, por exemplo, não assegura necessariamente a ampliação das experiências coletivas. Podemos estar permanentemente expostos às manifestações dos outros e, paradoxalmente, cada vez menos disponíveis ao encontro efetivo com eles. A comunicação se intensifica, mas a escuta nem sempre acompanha sua expansão. A diferença transforma-se facilmente em antagonismo, e o adversário político pode deixar de ser percebido como um participante legítimo da vida comum.
Nesse sentido, a reflexão tocquevilliana oferece uma advertência: a democracia pode institucionalizar a liberdade, mas não pode produzir, por decreto, a consciência ética necessária ao seu exercício.
Entretanto, aqui encontramos também um limite. A participação social, por mais indispensável que seja, não assegura, isoladamente, o reconhecimento da dignidade humana. Os indivíduos podem associar-se para construir uma praça, defender direitos e fortalecer instituições, mas também podem organizar-se para excluir, perseguir ou submeter aqueles que consideram diferentes.
A liberdade de associação não determina, por si mesma, a qualidade ética dos fins que orientam a ação coletiva.
Surge, portanto, uma pergunta que exige ultrapassar o campo estritamente sociopolítico: o que impede que a liberdade de alguns se converta na negação da liberdade de outros?
É nesse ponto que a filosofia de Emmanuel Lévinas introduz uma exigência fundamental.
II. Lévinas — A transcendência como responsabilidade diante do Outro
Em Totalidade e Infinito, publicado em 1961, Emmanuel Lévinas desenvolve uma reflexão que desloca o centro da filosofia da autonomia do sujeito para a responsabilidade diante da alteridade. Sua investigação não pretende simplesmente acrescentar uma norma moral às relações humanas, mas interrogar a própria constituição ética da subjetividade.
Para Lévinas, o Outro não é apenas um indivíduo que compartilha comigo o mundo social. Ele representa uma alteridade que não pode ser inteiramente apreendida, definida ou incorporada às categorias pelas quais organizo minha experiência. Sua singularidade resiste à pretensão de reduzir tudo aquilo que encontro ao horizonte da minha própria compreensão.
Essa resistência se manifesta na experiência do rosto, conceito que ultrapassa a percepção física das feições humanas. O rosto expressa a presença de alguém que me interpela, interrompendo a espontaneidade de uma liberdade que poderia tomar a si mesma como fundamento absoluto de suas ações.
Antes que eu possa perguntar o que desejo fazer com o mundo, sou confrontado com a presença de alguém diante de quem minhas ações possuem consequências. A liberdade deixa de constituir uma soberania indiferente e passa a ser colocada em questão por uma responsabilidade que não nasce simplesmente de um acordo, de uma troca ou de uma obrigação contratual.
A contribuição levinasiana torna-se particularmente importante quando consideramos os limites de uma sociedade organizada exclusivamente em torno dos direitos individuais. A afirmação desses direitos representa uma conquista histórica indispensável, mas seu exercício não assegura, necessariamente, a disposição de reconhecer o sofrimento, a vulnerabilidade e a singularidade daqueles com quem convivemos.
A ética da alteridade introduz uma exigência anterior à reciprocidade: o Outro merece consideração não porque concorda comigo, pertence ao meu grupo ou compartilha minhas convicções, mas porque sua existência não pode ser reduzida àquilo que representa para mim.
Essa formulação permite aprofundar a reflexão iniciada com Tocqueville. A democracia depende da existência de cidadãos capazes de participar da vida pública, mas a legitimidade ética dessa participação exige que a liberdade não se converta em autorização para negar a humanidade daqueles que se encontram fora de nossas identificações particulares.
Há, entretanto, uma dimensão ainda mais profunda na filosofia levinasiana: sua compreensão da transcendência.
Diferentemente das perspectivas que identificam a transcendência com a elevação espiritual do sujeito ou com a superação progressiva de seus limites individuais, Lévinas a situa fundamentalmente na relação com aquilo que ultrapassa a capacidade do Eu de abarcar a realidade. O encontro com o Outro representa uma abertura ao infinito, precisamente porque a alteridade não pode ser encerrada numa totalidade de sentido constituída pelo próprio sujeito.
Transcender, nesse contexto, não significa abandonar o mundo ou alcançar uma condição superior de existência, mas experimentar a impossibilidade de fazer de si mesmo a medida definitiva de tudo o que existe.
O Outro me convoca para além de mim.
Essa convocação, contudo, não se limita ao encontro entre duas pessoas. Em sua reflexão sobre o terceiro, desenvolvida especialmente em De Outro Modo que Ser, de 1974, Lévinas demonstra que a responsabilidade ética conduz inevitavelmente ao problema da justiça. Existem muitos outros, diferentes entre si, cujas necessidades e direitos precisam ser considerados. A singularidade do encontro exige, então, a mediação das instituições, das leis e das decisões coletivas.
É nesse movimento que a ética reencontra a política.
Não existe, portanto, uma oposição simples entre a responsabilidade levinasiana e as instituições democráticas. Ao contrário, a exigência de justiça torna necessária uma organização social capaz de responder à pluralidade humana, embora nenhuma instituição possa considerar-se definitivamente dispensada de rever suas decisões diante da singularidade daqueles que são afetados por elas.
A democracia precisa de instituições, mas as instituições precisam permanecer eticamente interrogáveis.
A partir dessa perspectiva, podemos formular uma segunda hipótese: a liberdade democrática somente adquire profundidade humana quando reconhece que a existência do Outro não é um limite externo a ser tolerado, mas uma exigência ética que coloca em questão o próprio exercício da liberdade.
Entretanto, uma nova pergunta permanece aberta.
Se a experiência do Outro nos convoca a ultrapassar o fechamento do Eu e se a justiça exige a construção de uma convivência que preserve a pluralidade, que possibilidades essa transformação poderia abrir para o futuro da própria humanidade?
É precisamente aqui que a obra de Pierre Teilhard de Chardin oferece um horizonte singular.
III. Teilhard de Chardin — A mão que descortina o porvir
Pierre Teilhard de Chardin introduz no pensamento sobre a condição humana uma perspectiva que articula evolução, consciência, espiritualidade e futuro. Em O Fenômeno Humano, publicado postumamente em 1955, sua investigação procura compreender a emergência da vida reflexiva no interior de um universo em transformação, situando a consciência humana não como um acontecimento exterior à evolução, mas como uma expressão particularmente significativa de seu desenvolvimento.
Sua interpretação pressupõe uma relação entre complexificação e interioridade, segundo a qual a evolução da matéria viva oferece condições para o aparecimento de formas crescentes de organização e consciência. Com a emergência do pensamento reflexivo, a vida adquire a possibilidade de reconhecer a si mesma, interrogar sua própria existência e participar conscientemente de processos que anteriormente se desenvolviam sem essa capacidade de reflexão.
A humanidade, nessa perspectiva, não representa simplesmente o resultado acabado de uma longa história evolutiva. Ela constitui uma realidade ainda em formação, atravessada por possibilidades de desenvolvimento que ultrapassam sua configuração presente.
A noosfera, compreendida como a dimensão planetária das relações entre consciências humanas, expressa a possibilidade de uma crescente interdependência intelectual, social e espiritual. Entretanto, essa interdependência não deve ser confundida automaticamente com amadurecimento ético. A expansão dos meios de comunicação, a circulação acelerada de informações e a intensificação das conexões entre indivíduos podem ampliar extraordinariamente a complexidade das relações humanas sem assegurar uma correspondente transformação de sua qualidade moral.
Essa distinção é essencial.
O crescimento da capacidade humana de conhecer e transformar o mundo não garante, por si mesmo, maior responsabilidade diante das consequências dessa transformação. Uma sociedade tecnologicamente complexa pode continuar organizada em torno da exclusão, da violência e da instrumentalização de outros seres humanos.
É justamente nesse ponto que a aproximação com Lévinas se torna fecunda.
Se a evolução da consciência aponta para formas crescentes de interdependência, como compreender uma convergência que não implique o desaparecimento da alteridade?
O próprio pensamento de Teilhard oferece uma indicação decisiva. A verdadeira união, em sua perspectiva, não corresponde à dissolução dos indivíduos numa massa indiferenciada. Ao contrário, a união autenticamente personalizante intensifica a singularidade daqueles que dela participam.
A união diferencia.
Esse princípio permite pensar uma humanidade cuja crescente integração não represente a supressão das pessoas, mas a ampliação das possibilidades de sua realização.
O movimento em direção à unidade não deveria exigir a renúncia à individualidade. A convergência só adquire sentido personalizante quando aqueles que se aproximam não desaparecem como centros singulares de consciência.
É nessa perspectiva que o Ponto Ômega assume sua importância no horizonte teilhardiano. Mais do que uma simples previsão acerca dos acontecimentos futuros, ele expressa, em sua dimensão espiritual e teológica, a orientação da evolução para um centro transcendente de unificação e personalização. Para Teilhard, esse horizonte possui uma significação cristológica que não pode ser inteiramente separada de sua compreensão do universo e da história humana.
Não se trata, portanto, de apresentar o Ponto Ômega como uma conclusão científica demonstrada, mas de reconhecer sua função filosófica e espiritual: oferecer à evolução da consciência um horizonte de sentido que ultrapassa a sucessão imediata dos acontecimentos.
É aqui que Teilhard parece adquirir uma relevância particular para a sociedade contemporânea.
Diante de uma humanidade que transforma incessantemente suas condições materiais de existência, mas experimenta profundas dificuldades para estabelecer perspectivas compartilhadas sobre o sentido dessas transformações, sua filosofia reintroduz uma pergunta frequentemente esquecida: para que direção podemos orientar o desenvolvimento da consciência humana?
A pergunta não é apenas sobre aquilo que seremos capazes de realizar, mas sobre aquilo que poderemos nos tornar.
Se Tocqueville analisa as condições políticas da liberdade e Lévinas revela a exigência ética do encontro com o Outro, Teilhard descortina a possibilidade de situar ambas as questões no horizonte mais amplo de uma humanidade em evolução.
Sua contribuição não consiste em declarar superados os problemas identificados pelos pensadores anteriores. Consiste em abrir, a partir deles, uma perspectiva que não se encerra no diagnóstico das dificuldades presentes.
Teilhard afasta a cortina.
E o que se revela não é uma humanidade pronta, finalmente reconciliada consigo mesma, mas a possibilidade de compreender nossa condição atual como parte de uma história ainda inacabada.
O futuro permanece aberto à interrogação, à responsabilidade e à esperança.
IV. A ética no coração da transcendência
A aproximação entre Lévinas e Teilhard exige, entretanto, uma cautela filosófica fundamental.
Embora ambos atribuam grande importância à transcendência e reconheçam que a existência humana não pode ser compreendida como um fechamento autossuficiente do indivíduo, suas concepções permanecem distintas.
Para Lévinas, a transcendência encontra sua expressão fundamental na alteridade irredutível. O Outro não pode ser inteiramente integrado a uma totalidade, mesmo quando essa totalidade se apresenta como racional, harmoniosa ou orientada para um fim superior.
Para Teilhard, por sua vez, a evolução da consciência inscreve-se num horizonte de convergência espiritual que confere à história cósmica uma orientação finalística.
Não seria filosoficamente rigoroso eliminar essa diferença afirmando que a ética levinasiana conduz necessariamente ao Ponto Ômega ou que Lévinas teria antecipado a visão evolutiva teilhardiana. O diálogo entre ambos deve preservar aquilo que cada pensamento apresenta de irredutível.
Entretanto, é possível propor uma articulação interpretativa: se a verdadeira convergência, conforme a perspectiva teilhardiana, intensifica a singularidade das pessoas, então a responsabilidade diante da alteridade pode ser compreendida como uma exigência ética permanente para que essa convergência seja efetivamente humanizadora.
Isso significa que a ética não constitui simplesmente uma etapa preliminar destinada a ser ultrapassada por uma forma superior de consciência.
A ética precisa permanecer no coração do próprio movimento de transcendência.
Uma humanidade que pretendesse alcançar maior unidade mediante a eliminação das diferenças, a submissão dos indivíduos ou a redução de suas singularidades não realizaria uma convergência personalizante. Produziria, antes, uma totalização incompatível com a exigência levinasiana e com a própria distinção teilhardiana entre união e homogeneização.
A transcendência não pode servir de justificativa para sacrificar o Outro em nome de um futuro idealizado.
Nesse sentido, a relação entre os dois filósofos pode ser pensada como uma tensão fecunda. Teilhard oferece um horizonte de possibilidade para a evolução humana; Lévinas introduz uma exigência ética que impede transformar esse horizonte em autorização para a dominação.
A alteridade não é um obstáculo que precisa ser vencido para que a humanidade alcance sua unidade. Ela é uma dimensão que a união deve preservar.
Essa reflexão possui consequências importantes para a compreensão contemporânea da ampliação da consciência.
Nem toda expansão cognitiva representa amadurecimento humano. Nem toda experiência de transcendência produz responsabilidade ética. Nem toda forma de integração constitui uma união verdadeiramente personalizante.
A qualidade de um processo de transformação da consciência não pode ser avaliada apenas pela intensidade de suas experiências, pela extensão dos conhecimentos adquiridos ou pela complexidade das relações que estabelece. É necessário interrogar também sua capacidade de ampliar o reconhecimento da dignidade humana, da vulnerabilidade e da singularidade do Outro.
A transcendência, considerada sob essa perspectiva, não se apresenta como fuga da condição humana, mas como aprofundamento de suas possibilidades de humanização.
Não se trata de transcender o humano para deixá-lo para trás, mas de interrogar como podemos nos tornar mais plenamente humanos.
V. O futuro da consciência e a responsabilidade pelo mundo comum
A articulação entre Tocqueville, Lévinas e Teilhard permite retornar ao problema contemporâneo que motivou esta reflexão: a dificuldade de construir formas de convivência compatíveis com a crescente complexidade da civilização.
As sociedades democráticas desenvolveram instrumentos jurídicos e institucionais destinados a assegurar direitos, limitar poderes e organizar a pluralidade. Entretanto, nenhuma arquitetura institucional pode dispensar a participação dos sujeitos que a constituem. A democracia depende de cidadãos capazes de agir conjuntamente, de reconhecer interesses compartilhados e de assumir responsabilidades pela preservação dos espaços comuns.
Tocqueville nos lembra que essa disposição precisa ser cultivada na experiência cotidiana. A participação política não se limita ao voto nem às manifestações de adesão ou oposição aos governos. Ela se realiza também nas associações locais, nos movimentos comunitários, nas iniciativas culturais, nos espaços de deliberação e nas práticas pelas quais os indivíduos aprendem a construir algo em comum.
Lévinas acrescenta que essa participação não pode perder de vista aqueles que permanecem fora de nossas identificações coletivas. A defesa de uma causa não elimina a obrigação de considerar a humanidade dos que dela discordam. Entretanto, reconhecer a dignidade do adversário não significa aceitar indistintamente suas ações, renunciar à justiça ou suspender a crítica diante de práticas que violem direitos fundamentais.
A ética do encontro não exige a eliminação do conflito. Exige que o conflito não seja convertido em licença para a desumanização.
E Teilhard introduz uma perspectiva que ultrapassa a administração imediata dessas tensões. Se a humanidade constitui uma realidade evolutiva ainda inacabada, então nossas instituições, nossas relações e nossas escolhas participam da construção das condições sob as quais as próximas gerações poderão desenvolver suas próprias possibilidades de consciência.
Essa interpretação não transforma a evolução histórica numa garantia de progresso moral. A história humana demonstra suficientemente que o crescimento do conhecimento e do poder pode coexistir com formas extremas de destruição. O horizonte teilhardiano não dispensa, portanto, a responsabilidade pelas escolhas concretas do presente.
Ao contrário, pode intensificá-la.
Se existe a possibilidade de um futuro mais integrado e personalizante, essa possibilidade não deveria conduzir à passividade diante das contradições atuais. Deveria convocar-nos a examinar que formas de relação, participação e responsabilidade contribuem para tornar esse horizonte humanamente significativo.
É nesse ponto que os três pensamentos encontram sua maior fecundidade quando considerados em conjunto.
Tocqueville nos recorda que a liberdade precisa ser exercida. Lévinas nos ensina que ela precisa responder ao Outro. Teilhard nos convida a reconhecer que essa responsabilidade pode participar de uma história humana cujo porvir ainda não conhecemos inteiramente.
A liberdade, a ética e a evolução da consciência não se apresentam, assim, como três etapas sucessivas, mas como dimensões que se interrogam e se enriquecem mutuamente.
A evolução não substitui a ética. A ética não dispensa a política. E a política não esgota as possibilidades da consciência.
Conclusão — Descortinar o futuro sem abandonar o Outro
Talvez uma das tarefas mais urgentes da filosofia contemporânea seja recuperar a capacidade de pensar o porvir sem abandonar a responsabilidade pelo presente.
A crise de horizontes que atravessa nossas sociedades não será superada simplesmente pela multiplicação de projetos tecnológicos, pela reorganização das instituições ou pela substituição de sistemas políticos. Essas transformações podem ser necessárias, mas permanecem insuficientes quando não acompanhadas por uma interrogação sobre a qualidade humana das relações que pretendemos construir.
Uma civilização pode tornar-se extraordinariamente eficiente e continuar profundamente injusta. Pode ampliar a liberdade formal de seus cidadãos e permitir que o isolamento esvazie sua participação. Pode desenvolver formas inéditas de comunicação e permanecer incapaz de acolher a diferença.
O problema não é apenas construir um mundo mais avançado, mas compreender o que significa avançar quando o desenvolvimento material não encontra correspondência necessária no amadurecimento ético.
Tocqueville nos ajuda a reconhecer que a liberdade democrática exige instituições vivas e uma sociedade civil capaz de participar de seu próprio destino. Lévinas nos recorda que a existência do Outro introduz uma responsabilidade que nenhuma liberdade individual ou projeto coletivo pode legitimamente ignorar. Teilhard de Chardin, por sua vez, amplia o horizonte dessa investigação ao propor que a consciência humana participe de um movimento evolutivo cuja possibilidade de convergência não precisa representar a eliminação das singularidades.
Não precisamos fazer desses três pensadores representantes de uma mesma tradição. Suas diferenças são precisamente aquilo que torna possível um diálogo fecundo.
Se Tocqueville pergunta como podemos viver livremente numa sociedade democrática, e Lévinas pergunta como responder eticamente à presença do Outro, Teilhard nos permite formular uma questão adicional: que humanidade pode emergir quando a liberdade e a responsabilidade deixam de ser apenas princípios abstratos e passam a orientar a maneira como construímos nosso futuro comum?
Essa pergunta não possui uma resposta definitiva. Tampouco seria desejável transformá-la numa certeza capaz de encerrar a reflexão.
O valor da perspectiva teilhardiana talvez resida justamente em devolver ao pensamento a coragem de ultrapassar o diagnóstico do presente e interrogar aquilo que ainda pode surgir.
Pensar a transcendência não significa negar os limites da condição humana, mas reconhecer que tais limites não esgotam necessariamente suas possibilidades. Significa admitir que a história da consciência permanece aberta, que a humanidade não constitui uma realidade definitivamente concluída e que a responsabilidade ética pode adquirir uma significação ainda mais profunda quando considerada no horizonte das gerações futuras.
Teilhard abre a cortina.
Mas, ao fazê-lo, não precisamos abandonar aquilo que Tocqueville e Lévinas nos ensinaram.
A liberdade continua indispensável. A alteridade permanece irredutível. A responsabilidade não se dissolve diante de nenhuma promessa de realização futura.
A união que vale a pena imaginar não é aquela em que todos se tornam iguais, mas aquela em que cada existência pode realizar mais plenamente sua singularidade sem negar a singularidade das demais.
Talvez seja essa uma das possibilidades mais fecundas de pensar o futuro da consciência: não como uma ascensão solitária rumo a uma condição superior, mas como um movimento de humanização no qual a ampliação das possibilidades de cada um permanece inseparável da responsabilidade por aqueles com quem compartilhamos o mundo.
Porque uma humanidade que pretendesse transcender abandonando o Outro no caminho acabaria por contradizer a própria promessa de sua transformação.
O futuro da consciência não pode ser pensado à revelia da ética do encontro.
E talvez a transcendência comece precisamente quando compreendemos que caminhar para além de nós mesmos não exige deixar ninguém para trás.
Referências fundamentais
TOCQUEVILLE, Alexis de. Da Democracia na América. Volumes I (1835) e II (1840).
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito: Ensaio sobre a Exterioridade. 1961.
LÉVINAS, Emmanuel. De Outro Modo que Ser ou Para Além da Essência. 1974.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. O Fenômeno Humano. Publicação póstuma, 1955.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. O Meio Divino. Publicação póstuma, 1957.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. O Futuro do Homem. Coletânea de escritos publicada postumamente.
Nota metodológica: a articulação entre os três autores constitui uma proposta interpretativa. As aproximações desenvolvidas não pressupõem influência direta entre suas obras nem identidade entre suas concepções de liberdade, transcendência e evolução.

Comentários